BMC CEO Eduardo Javier Muñoz assinando em frente de Luciano Giudice Torres, secretário de desenvolvimento econômico da Bahia
Considerada uma das mais modernas das Américas, esta fábrica representa um avanço significativo na transição energética e no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil.
O Protocolo de Intenções visa facilitar, apoiar e promover a construção desta Gigafábrica, que produzirá células de baterias de lítio para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia (Battery Energy Storage Systems - BESS), produtos essenciais para garantir a liderança do Brasil na transição energética e na descarbonização da economia.
A Prefeitura de São Sebastião do Passé assinou um protocolo de intenções que inclui a doação de um terreno de 400,000 m², estrategicamente localizado na beira da BR 324, a 50 km de Salvador.
Este terreno, com excelente conectividade com portos e outras estradas federais, será expandido conforme o projeto evolua na sua capacidade de produção, fornecendo a base ideal para o início do Colossus Cluster.
Esta planta será um ímã para outras indústrias, sejam elas consumidoras de baterias ou fornecedoras de materiais para sua produção. Já está comprometida a instalação de mais duas indústrias de materiais críticos para produção de baterias.
Além disso, a própria empresa deve instalar uma unidade de fabricação de veículos para mobilidade como serviço (Taxi, Van e ônibus) assim que a fábrica de baterias esteja funcional.
Originária da Califórnia, a BMC conta com a parceria de renomadas empresas globais como Rockwell Automation, SMC Automação do Brasil, ABB , Ai-BESS Technology e EVE Energy Co.,Ltd.