By Daniel Bland, May 2024
Durante uma entrevista no Fleet Mobility Today “Expert Talks”, eu conversei com o veterano da frota e mobilidade Edrei Carrenho sobre a gestão de frotas no Brasil.
Com mais de 30 anos de experiência em empresas como Telefonica e Cargill, Edrei é um profissional dedicado na área de gestão predial e também de frotas. Durante nossa conversa, discutimos como desenvolver políticas, regras, normas e práticas para uma frota corporativa.
Para desenvolver políticas eficazes, é crucial que o gestor de frotas esteja bem conectado com a empresa, entendendo sua visão e objetivos. É necessário alinhar as expectativas da empresa e dos usuários dos veículos, garantindo a segurança e a eficiência operacional, segundo Edrei.
“Isso envolve trabalhar em conjunto com o departamento de RH e o departamento jurídico, especialmente em questões trabalhistas, que são complexas no Brasil,” disse Edrei.
Quando se trata dos tipos de veículos mais comuns nas frotas brasileiras, devido ao alto custo dos automóveis e impostos elevados, muitas empresas optam por veículos populares que oferecem um bom custo-benefício.
Modelos como Fiat Argo, Renault Kwid, Volkswagen Polo e Virtus são populares. Em setores específicos, como o agronegócio, veículos mais robustos como Fiat Strada, Fiat Toro, Chevrolet S10 e Ford Ranger são preferidos, segundo o especialista.