by Daniel Bland, Junho de 2024
X (Twitter) @danielblandbiz
Contratar através do outsourcing, uma equipe profissional e independente para apoiar as necessidades da gestão de frotas corporativas é uma abordagem valiosa se os proprietários de frotas fizerem o uso efetivo dos benefícios que podem ser encontrados nessa estratégia.
Além de reduzir investimentos iniciais e custos gerais, terceirizar esses serviços nas Américas pode melhorar a eficiência geral e a rentabilidade, simplificando processos e reduzindo o tempo de inatividade, ao mesmo tempo em que permite que as corporações se concentrem em seu negócio principal.
Você precisa encontrar uma empresa de gestão de frotas (FMC, sigla em inglês) que organize, coordene e execute operações internas, como pedidos e manutenção de veículos, comunicação com motoristas, relatórios de multas, gestão de combustível e remarketing, é o que diz Nikolai Shalaev (foto acima), gerente nacional da TraXall no Brasil, uma provedora internacional de serviços de gestão de frotas.
A economia de custos através de uma FMC pode ser alcançada eliminando algumas das despesas encontradas na manutenção de uma equipe interna de gestão de frotas, que incluem treinamento, salários e benefícios, bem como custos de infraestrutura.
"Quanto a nós, somos independentes. Em vez de fornecer serviços de leasing, gerenciamos os contratos de leasing dos nossos clientes. Em vez de operar como uma oficina, oferecemos uma única fatura para reparos executados pela nossa rede nacional," disse o Nikolai à Fleet Mobility Today.
"Basicamente, fornecemos gerenciamento de processos e soluções profissionais para redução de custos, relatórios e outros aspectos, personalizando para as necessidades de cada cliente através da colaboração de profissionais de diferentes segmentos," disse o executivo.
Lembre-se de que as FMCs trazem expertise e experiência, acompanhando as tendências da indústria, regulamentações e melhores práticas, frequentemente investindo em tecnologia avançada e soluções de software voltadas para rastreamento de veículos, otimização de rotas, gestão do consumo de combustível, monitoramento do comportamento de motoristas, entre outros.
Além disso, a terceirização permite escalabilidade sem o incômodo de contratar ou reduzir pessoal, uma estratégia flexível que é particularmente benéfica durante períodos de demanda flutuante ou expansão empresarial.
Uma FMC normalmente tem estratégias robustas de gerenciamento de risco, que incluem cobertura de seguro, protocolos de segurança e medidas de conformidade, mitigando riscos associados a acidentes de veículos, não conformidade regulatória e outras responsabilidades potenciais.
Finalmente, a maioria das FMCs hoje em dia promovem a sustentabilidade oferecendo serviços que otimizam a eficiência do combustível e reduzem emissões, ajudando assim as corporações a serem mais ambientalmente responsáveis e a atingirem seus objetivos de responsabilidade social.
Principais tarefas de gestão de frotas a serem observadas
Consultoria geral de informações estratégicas
Desenvolvimento e apresentação de relatórios operacionais
Consolidação de faturas de fornecedores
Gestão de processos de pedidos, entrega e reparo
Gestão de substituição de veículos e questões de aluguel de carros
Gestão de multas de trânsito
Implementação de soluções de telemetria e rastreamento de veículos
Implementação e gestão de soluções de software
Dito isso, lembre-se de que simplificar operações, ganhar vantagem no mercado e aumentar a rentabilidade podem ser alcançadas ao contratar uma FMC. Certifique-se de conhecer quem são os provedores no seu país e os serviços que eles oferecem.
Fique de olho na Fleet Mobility Today, pois destacamos periodicamente as principais FMCs em toda a América.